sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Delegacia de Costumes

Alguém saberia me informar onde fica a 'Delegacia de Costumes'?

Até procurei rapidamente na internet algumas informações, mas tudo é escrito no pretérito, como se 'tivesse existido' uma Delegacia de Costumes. E, de fato, existiu - como a maioria deve saber. Para mim, o próprio nome da instituição - Delegacia de Costumes, Delegacia de Costumes, Delegacia de Costumes - é um tanto auto-explicativo, em relação a um momento histórico específico - aquele que aparentemente superamos. Mas como sou redundante, vou repassar umas linhas encontradas: "as atribuições da Delegacia de Costumes era de tocar nas denominadas contravenções penais estabelecidas pelo Código Penal de 1941. Essa Delegacia tinha a incumbência de investigar, prevenir e reprimir a prostituição, evitando que afetassem a moralidade pública, as ações que pudessem afetar a honra e a dignidade das famílias, as manifestações que contrariassem a moral e os bons costumes, além da venda ou mesmo a exposição de livros, desenhos e gravuras que ofendessem a moral". Ok, sua existência faz todo sentido, se pensarmos que foi concebida dentro do Estado Novo, da Ditatura de Vargas e tal. Ok.


Entretanto, li, hoje, no Blog do Jamildo, que Odete (não sabe quem é Odete? Procure no google 'Maison D'Odete') promoveu ontem uma festa de abertura da sua nova casa de shows, com feijoada, meninas e tudo, só para convidados íntimos e especiais (tipo Jamildo e Sílvio Burle? - isso não é uma crítica, apenas uma pergunta). A abertura pro público só vai acontecer semana que vem, mas o novo espaço já foi liberado pela Vigilância Sanitária (a casa tem um bar e restaurante), pelo Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Jaboatão e pela Delegacia de Costumes. Delegacia de Costumes? Repetindo a citação anterior: "as atribuições da Delegacia de Costumes era de tocar nas denominadas contravenções penais estabelecidas pelo Código Penal de 1941. Essa Delegacia tinha a incumbência de investigar, prevenir e reprimir a prostituição, evitando que afetassem a moralidade pública, as ações que pudessem afetar a honra e a dignidade das famílias, as manifestações que contrariassem a moral e os bons costumes, além da venda ou mesmo a exposição de livros, desenhos e gravuras que ofendessem a moral".

Alguém saberia me informar o que seria, em 2007, a 'Delegacia de Costumes'? (isso inclui uma série de perguntas implícitas da modernidade conservadora...).

Acho que vou perguntar a Odete, afinal como figura permanente da família pernambucana, só ela deve saber. E talvez o Jamildo também saiba, afinal vive citando a Delegacia de Costumes em seu Blog.

Nenhum comentário: