terça-feira, 23 de setembro de 2008

Publicidade Infantil

Daí, mais uma vez, começou uma discussão verborrááágica - e da qual todos podemos viver sem - na chatilda lista de comunicação. Como não me arrisco escrever lá, corro pra aqui e desço o sarrafo. Pior que dessa vez nem vou descer o sarrafo - e não precisam ficar tristes, ora - afinal vou contar uma historinha a partir do mote do primeiro e-mail, que se referia à decisão da TV Cultura em, a partir de janeiro de 2009, não veicular mensagens publicitárias na programação infantil. Pois é, isso lançado no cantinho dos pré-jornalistas, mancebos e ninfetas, é o mesmo que dizer: 'transforme uma notícia interessante num mero joguinho retórico'. Dito e feito, mas isso não vem ao caso hoje, afinal decidi ali em cima não descer o sarrafo. Deixa eu voltar ao que interessa então: num desses domingos pela manhã, estava tomando café, comendo torrada e assistindo Maísa, quando começaram as propagandas infantis. Na época em que eu morava com a minha mãe e minhas sobrinhas, eu ficava prestando muita atenção, porque independentemente do que era vendido na tv, elas queriam tudo pra si (minhas sobrinhas, não minha mãe). Absolutamente tudo: de boneca à roupa aos brinquedos mais esdrúxulos. Era muito raro achar 'feio', era sempre 'eu quero' - e também rolava o 'feio, mas eu quero mesmo assim'. Só que dessa última vez, sozinho e sem crianças por perto, ignorei naturalmente boa parte das propagandas até que uma delas terminou me chamando a atenção. Eram duas meninas nos seus 5/6 anos, brincando numa mini-cozinha e o 'bom' do brinquedo era lavar pratos e talheres. Somente. Não pensei em mim na hora, óbvio, tentei apenas deduzir se em outra casa o som foi de 'feio' ou de 'eu quero'. Tenho quase certeza que foi de 'eu quero'. Isso é assustador.

Fiquei indignado me sentindo a própria Mari Pires.

2 comentários:

disse...

E tem noção que isso é pra ensinar as meninas a fazer o trabalho doméstico????

Um dia desses eu tava na livraria e tinha um livro para doutrinar meninas, com dicas de como lavar roupa, cuidar da casa e cozinhar. Não suporto essas maluquices.

Claro que a gente aprende tudo isso, mas porque só as mulheres? Onde que fica a igualdade de gêneros?

Bjo

Rodrigo Almeida disse...

err... claro que tenho noção né Maíra, se não não teria feito o post. :P

bjo