01
PALESTRAS SOBRE DOCUMENTÁRIO (RECIFE - PE)
(Divulgação + edição)
Para refletir sobre a natureza e a extensão do campo documental, a Pós-Graduação em Estudos Cinematográficos da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE promovem palestras nos próximos dias 02 e 03 de julho com o professor Dr. Fernão Pessoa Ramos, do Departamento de Cinema da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e o francês Michel Marie, professor Dr. do Departamento de Cinema e Audiovisual da Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris III).
O foco das palestras pode ser resumido dentro da questão: o que é documentário? A pergunta parece anacrônica no contexto do hibridismo de gêneros e linguagens que marca o audiovisual contemporâneo. Talvez, por isso, o tema esteja sendo tão requisitado dentro dos interesses de diversos pesquisadores, aumentando assim, desde os anos 90, em todo o mundo, o número de estudos e publicações nessa área. Mesmo no Brasil, onde até pouco tempo a única obra de referência era o clássico Cineastas e imagens do povo, de Jean-Claude Bernardet, perto de uma dezena de livros sobre documentário já foram publicados desde 2004.
Fernão Ramos fará palestra sobre o tema “O que é documentário? O caso do Direto brasileiro”, no dia 02 de julho (segunda-feira), a partir das 19h, no Cinema da Fundação (Fundaj - Rua Henrique Dias, 609, Derby). Um dos pensadores mais importantes do cinema no Brasil, tendo vários textos publicados a respeito do assunto, Ramos irá abordar como o documentário vem sendo estudado hoje e o impacto dos cinemas diretos no documentarismo brasileiro. Depois da palestra, o professor lança no Recife os dois volumes do livro organizado por ele, Teoria Contemporânea do Cinema (Senac, 2005), com textos de alguns dos mais importantes teóricos da área traduzidos pela primeira vez em português. O Volume II tem um capítulo dedicado exclusivamente ao documentário com artigos, entre outros, de Bill Nichols, Noël Carroll, Vivian Sobchack, e o próprio Fernão Ramos.
Michel Marie, um dos principais teóricos da história e da estética do cinema mundial, irá abordar as relações entre “Cinema Direto e Nouvelle Vague” – movimento cinematográfico ao qual se vincula como um dos maiores especialistas, no dia 03 de julho (terça-feira), a partir das 19h, na sala Aloísio Magalhães (Fundaj - Rua Henrique Dias, 609, Derby). Para Michel Marie, o cinema documentário de Jean Rouch, etnólogo francês que se tornou cineasta defendendo, entre outras coisas, a diluição das fronteiras entre ficção e realidade, acabou por influenciar de maneira decisiva a modernidade cinematográfica de autores como Jean-Luc Godard, Eric Rhomer, Jacques Rivette, Alain Resnais, e outros, cujos filmes visam certa aspiração documentais.
As palestras são gratuitas e abertas ao público, mas as vagas são limitadas. Para participar é preciso se inscrever pelos e-mails: daniel.medeiros@fundaj.gov.br ou claudiobezerra05@gmail.com
Mais Informações ou pelo telefone (e fax): (0xx81) 21268960
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
02
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CINEMA E AUDIOVISUAL + II ENCONTRO DE PRODUTORES E DISTRIBUIDORES (SALVADOR - BA)
(Divulgação + Edição)
Entre os dias 9 e 14 de julho, acontecerá o III Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, no Teatro Castro Alves (Praça Dois de Julho, s/n - Campo Grande), com a presença de diretores e acadêmicos de diversos países.
Na oportunidade, serão realizadas mesas redondas e debates, com as participações já confirmadas de Massimo Canevacci (Univeristà La Sapieneza, Roma), Michel Marie (Sorbonne, Paris III), Daniel Diaz Torres (Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños, Cuba), Afrânio Cattani (USP), Olgária Mattos (USP), Ivana Bentes (URFJ), Maria Teresa Ventura (URFJ), Mimmo Calopresti (cineasta), Fernando Trueba (cineasta) e Tariq Ali (escritor). Também serão projetados filmes inéditos na Bahia, entre eles “Juventude em Marcha” (Pedro Costa ), “Volevo solo vivere”, (Mimmo Calopresti), “Baixio das Bestas” (Cláudio Assis) “Joy soy la Juani” (Bigas Luna), “Santiago” (João Moreira Sales) e “A scanner darkly” (Richard Linklater).
As inscrições podem ser feitas aqui e custam R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia. Para quem solicitar a meia, será necessário apresentar documentação que comprove a situação do requerente, como estudante. A TV Seminário vai transmitir em tempo real mesas redondas, debates, entrevistas e comentários com tradução simultânea através do site.
PROGRAMAÇÃO
:: 09 de Julho - Segunda-Feira ::
09h00 Abertura
09h30 Palestras - Mesa I - A Narrativa: de Griffth a Godard
13h00 Atividades no Foyer –
15h00 Palestras - Mesa II - Poética, Estética e Política do Filme
18h30 Atividades no Foyer - Sessão de autógrafos -“Por que se mete, porra?” Paulo César Peréio
20h30 Exibição de Filme - Curta "Paralelos" | Longa "La niña de tus ojos [+]"
:: 10 de Julho - Terça-Feira ::
09h30 Palestras - Mesa III - Cinema Político Contemporâneo
13h00 Atividades no Foyer
15h00 Palestras - Mesa IV - Políticas Públicas para o audiovisual na Bahia
18h30 Atividades no Foyer - Sessão de autógrafos - “Enciclopédia Latinoamericana” de Afrânio Catani
20h30 Exibição de Filme - Curta "Vida Maria" | Longa " “Volevo solo vivere [+]"
:: 11 de Julho - Quarta-Feira ::
09h30 Palestras - Mesa V - Perspectivas do cinema da Bahia
13h00 Atividades no Foyer
15h00 Palestras - Mesa VI - Convergência de Mídias digitais
18h30 Atividades no Foyer - Sessão de autógrafos - "Um Gosto de Eternidade" - Orlando Senna
20h30 Exibição de Filme - Curta “E aí, irmão?” | Longa “A scanner darkly [+]
:: 12 de Julho - Quinta-Feira ::
18h30 Atividades no Foyer
20h30 Exibição de Filme - Curta “Yansã” | Longa “Baixio das bestas [+]
:: 13 de Julho - Sexta-Feira ::
18h30 Atividades no Foyer
20h30 Exibição de Filme - Curta “O espeto" | Longa “Yo soy la Juani [+]
:: 14 de Julho - Sábado ::
15h00 Atividades no Foyer
17h00Exibição de Filme - “Juventude em marcha [+]
21h00 Exibição de Filme - Curta “A cidade e o poeta” | Longa “Noel – Poeta da vila [+]
***
O II Encontro de Produtores e Distribuidores acontecerá nos dias 12 e 13 de julho, no Hotel da Bahia (Avenida Sete de Setembro, 1537 - Campo Grande - Salvador), durante o III Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual. O evento vai reunir em torno de projetos cinematográficos mais de 50 empresas de 7 países: Argentina, Brasil, Espanha, França, Itália, México e Portugal. Os participantes apresentarão projetos de filmes, obras em fase de finalização ou já finalizadas a produtores e distribuidores, criando assim um ambiente de contato abrangente e diversificado em prol do surgimento de novos negócios audiovisuais.
Presenças confirmadas: Primer Plano Film Group, (Argentina); Alfa Filmes, (Argentina); Europa Filmes, (São Paulo); Pandora Filmes, (São Paulo); Dezenove Sons e Imagens, (São Paulo); Raiz Produções, (São Paulo); Lagoa Cultural e Esportiva (Rio de Janeiro); Filmes do Estação (Rio de Janeiro); Parabólica Brasil, (Pernambuco); Casa de Cinema, (Bahia); Truq, (Bahia); Doc Doma, (Bahia); Araça Azul, (Bahia); Aquelarre Servicios Cinematográficos, (Espanha); Zebra Producciones, (Espanha); In Vitro, (Espanha); Gaumont, (França); TF1 International, (França); Sintra Film, (Itália); Filmexport Group, (Itália); BIM, (Itália); Altavista Films, (México); Alphaville Cinema, (México); Alameda Films, (México).
O evento vai dispor de estrutura que abrange tradução simultânea, e espaços para que produtores e distribuidores convidados façam contatos, apresentem projetos e exponham seus filmes, trailers e portfólios em equipamentos de exibição em vídeo e em terminais conectados à internet. Uma equipe de apoio estará à disposição para assessorar o evento.
PROGRAMAÇÃO
:: 12 de julho - Quinta-feira ::
09h00 – Abertura - Walter Lima - III Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual
Apoio à exportação de filmes - André Sturm - Programa Cinema do Brasil
09h30 – 1ª Rodada de apresentação de Distribuidores
10h45 – Coffee break
11h15 – 2ª Rodada de apresentação de Distribuidores
12h30 – Almoço
14h30 – 1ª Rodada de apresentação de Produtores
16h00 – Coffee break
16h30 – 2ª Rodada de apresentação de Produtores
:: 13 de julho - Sexta-feira ::
10h30 – Infra-estrutura de produção - Edina Fujii - Quanta
Distribuição e exibição digital - Cacá Carvalho - Rain Network
10h45 – Coffee break
11h00 – Rodadas de negócios
12h30 – Almoço
14h30 – Rodadas de negócios
16h00 – Coffee break
16h30 – Rodadas de negócios
Mais informações ou pelo telefone: (0xx71) 3283-7020
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
03
SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM ECONOMIA DA CULTURA (RECIFE – PE)
(Divulgação + edição)
A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco realizará o Seminário Internacional em Economia da Cultura no período de 16 a 20 de julho de 2007, na sala Calouste Gulbenkian da Fundaj/Casa Forte (Av. 17 de Agosto, 2187 - Casa Forte - 52061-540 - Recife - PE). Numa parceria da Fundação Joaquim Nabuco com Unesco, Ministério da Cultura do Brasil, Instituto Itaú Cultural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural de Pernambuco.
Com quatro mesas compostas por parceiros nacionais e três conferências internacionais planejadas, o seminário discutirá alguns dos temas que envolvem a cultura como elemento estratégico e de desenvolvimento nas esferas governamental, privada e acadêmica no Brasil e no exterior. Este evento será a etapa inicial de uma série de ações da Fundação Joaquim Nabuco neste campo, sendo seguido posteriormente pelo Curso de Pós Graduação em Economia da Cultura, no mês de agosto deste ano, em parceria com a UFRGS.
As inscrições para o seminário podem ser feitas através do e-mail roseanacarrico@gmail.com e pelo telefone 81 30736753 (Ficha de inscrição aqui).
PROGRAMAÇÃO
:: Segunda-feira – 16/07 ::
19h30 - Abertura Oficial - Palestra: A CONVENÇÃO PARA A PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE DAS EXPRESSÕES CULTURAIS DA UNESCO – DESAFIOS E PERSPECTIVAS – Jurema Machado – UNESCO
:: Terça-Feira – 17/07 ::
14h30 – Mesa I – O Poder Público e a Economia da Cultura: A Cultura como propulsora do desenvolvimento nas Políticas Públicas.
Palestras:
+ O consumo cultural das famílias brasileiras – Frederico Silva, IPEA
+ Sugestões para acelerar o cultivo e a difusão da economia da cultura - José Carlos Durand, Grupo Focus
+ Sete teses (equivocadas ou não) sobre o estado e a cultura brasileira – Carlos Alberto Dória, Boucinhas e Campos Auditoria.
Coordenadora da Mesa: Luciana Azevedo, Presidente da FUNDARPE
17h30 – Apresentação do Programa Rumos do Itaú Cultural
18h – Intervalo
19h – Conferência Internacional - O MODELO FRANCÊS DE FINANCIAMENTO DA CULTURA /Jean Galard, Filósofo, Ensaísta e ex-Diretor Cultural do Museu do Louvre.
:: Quarta-Feira – 18/07 ::
14h30 – Mesa II – A Empresa e a Economia da Cultura: A cultura como negócio, leis de incentivo, patrocínio público e privado, ações institucionais, marketing cultural.
Palestras:
+ O papel das instituições privadas no fomento, promoção e difusão das artes e da cultura no Brasil – Eduardo Saron, Itaú Cultural
+ O que eu ganho com isso? Marketing Cultural; mobilização e desenvolvimento sócio-econômico – Liliana Magalhães, Santander Cultural
18h – Intervalo
19h – Conferência Internacional - O CAPITAL DA CULTURA E SUA INCIDÊNCIA NA ECONOMIA E NO DESENVOLVIMENTO/ Otavio Getino, Coordenador Regional do Observatório Mercosul Audiovisual. Diretor de cinema e televisão. Investigador dos meios de e comunicação e cultura. Consultor de organismos internacionais (UNESCO, PNUD, PNUMA).
:: Quinta-Feira – 19/07 ::
14h30 – Mesa III – O Poder Estratégico da Cultura: a cultura em números.
Palestras:
+ A economia do carnaval no Rio de Janeiro- Luis Carlos Prestes Filho, SDE/RJ
+ A economia do audiovisual- Sergio Sá Leitão, BNDES
+ Sistema de informações e indicadores culturais – Cristina Lins, IBGE
+ A importância da produção de dados e da pesquisa para as políticas públicas de cultura – Isaura Botelho, Cebrap
Coordenadora: Heloisa Buarque de Hollanda, UFRJ
18h – Intervalo
19h – Conferência Internacional - POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS BENS E SERVIÇOS CULTURAIS/ Françoise Benhamou, Professora da Universidade de Sorbonne-Centro de Economia.
:: Sexta-Feira – 20/07 ::
14h30 – Mesa IV – A Pesquisa da Economia da Cultura.
Palestras:
+ Encantos e desafios da pesquisa da economia da cultura – uma abordagem caleidoscópica – Ana Carla Fonseca, Instituto Pensarte
+ Sobre os estudos e pesquisas em economia da cultura: a institucionalização do campo – Paulo Miguez, UFRB
+ O incentivo fiscal à cultura no Brasil: uma pesquisa na esfera estadual – Maria Amarante Pastor Baracho, Instituto Plano Cultural e FaPP/UEMG
+ A gestão cultural hoje: entre o público e o privado – Fernando Schuler- Secretaria de Defesa Social do RS
Coordenador da Mesa: Gustavo maia Gomes, UFPE
19h – CONVENÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA DA CULTURA
Mais Informações ou pelo telefone: (0xx81) 3073.6678